CIRCUITO CULTURAL
DE PERNAMBUCO

Nossa história

A Cepe, Companhia Editora de Pernambuco, com apoio da Fundação Gilberto Freyre e do Governo do Estado, realiza o Circuito Cultural de Pernambuco encadeando ações estratégicas capazes de se transformar em um palco de grandes negócios, construindo uma trilha de desenvolvimento social, cultural e econômico que vêm a beneficiar marcas e instituições públicas e privadas associadas.

O Circuito Cultural de Pernambuco nasce para reunir uma série de eventos literários em todas as regiões do estado. Seu objetivo é provocar o diálogo entre autores e editoras com o público e as tendências culturais e tecnológicas, influenciando na formação e qualificação de leitores.

  • RECIFE .
  • OLINDA .
  • CARUARU .
  • GOIANA .
  • SURUBIM .
  • SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE .
  • CARUARU .
  • ARCOVERDE
  • ITAPETIM .
  • SÃO JOSÉ DO EGITO .
  • GARANHUNS .
  • SERRA TALHADA .
  • TRIUNFO .
  • EXU .
  • PETROLINA

O Circuito em números

Nosso forte são as letras, mas os números trazem uma dimensão do sucesso dos eventos consagrados que a Cepe vem realizando em Pernambuco.

15 EVENTOS ANUAIS
120.000 VISITANTES EM 2019
150 MARCAS PARCEIRAS
1.600 KM PERCORRIDOS

Depoimentos

“Nossa cidade tem representatividade expressiva no tocante a literatura nacional. Na Fenagreste, que já é o maior evento do interior de Pernambuco, os nossos escritores têm espaço garantido.”

Raquel Lyra

Prefeita de Caruaru

“A partir do Circuito, temos condições de mostrar outras camadas culturais além das que estão escritas nos livros, em um ambiente que a Cepe tem o primor e a primazia de apresentar nesses eventos.”

Gilberto Freyre Neto

Secretário de Cultura de PE

“Nesses eventos vamos valorizamos o ator cultural de cada região, dando oportunidade a pessoas que estão querendo uma chance, e fazendo bonito retrato da cultura pernambucana.”

Marcelo Canuto

Presidente da Fundarpe

Companhia Editora de Pernambuco

Com mais de 50 anos de história, a Cepe, Companhia Editora de Pernambuco, tem compromisso com a sociedade e se empenha para ser um exemplo de modernidade e vanguarda.

Não é a toa que o investimento em tecnologia e no aperfeiçoamento de rotinas produtivas estão presentes em suas ações. Com o objetivo de promover e difundir cultura em todo o Estado, a Cepe é responsável pela edição de periódicos de sucesso, como o jornal literário Pernambuco e a revista Continente. E ainda para promover o desenvolvimento cultural do Estado, a criação do Conselho Editorial vem rendendo bons resultados e elevando o nome da Cepe no cenário brasileiro com centenas de livros lançados com o selo da editora.

A Cepe também conta com outras iniciativas como o Prêmio Cepe Nacional de Literatura, por exemplo; a criação da Coleção Acervo Pernambuco, que reedita livros fora de catálogo, inéditos ou raros, mas de grande importância para a cultura pernambucana.

Fundação Gilberto Freyre

A FGF vem executando projetos que adquirem um significado especial pelos acervos que congregam, projetanto muitas possibilidades de serviços voltados à comunidade na área de educação e cultura.

Ainda em vida, Gilberto Freyre e sua família resolveram instituir, na Vivenda Santo Antônio de Apipucos, em 11 de março de 1987, uma Fundação que não apenas reunisse o seu patrimônio cultural, seus bens e acervos, mas que também pudesse estimular a continuidade dos estudos da realidade nordestina e brasileira e do homem situado nos trópicos.

A Fundação Gilberto Freyre é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública e vem executando atividades e projetos através dos quais se capacita para cumprir plenamente as suas atribuições, além de promover estudos e intercâmbio com universidades e instituições científicas e culturais brasileiras e estrangeiras.