ATRAÇÕES

BATE-PAPO #3 – A literatura como cura: o poder terapêutico da leitura com Dante Gallian e Carla Souza com Mediação de Érica Montenegro

11/09/2020 11:00 - 12:00 | Assistir aqui | Assistir aqui
BATE-PAPO #3 – A literatura como cura: o poder terapêutico da leitura

Bate-Papo – A literatura como cura: o poder terapêutico da leitura

O Bate-Papo é um quadro com debates ao vivo, onde grandes nomes das suas áreas trocam experiências sobre arte, saúde, literatura, cultura e educação, nos tirando dúvidas sobre como aplicar recursos no processo pedagógico. Dante Gallian e Carla Souza, com mediação de Érica Montenegro debatem ao vivo esta afirmação e apresentam discussões sobre bem-estar, saúde e terapêutica pela leitura.

DANTE GALLIAN

Nascido em São Paulo, em 1966, é bacharel, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Professor universitário desde 1990, lecionou em instituições como Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Santa Catarina. Desde o ano 2000, é docente e diretor do Centro de História das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou e desenvolveu o Laboratório de Leitura – atividade de formação humanística e ética fundamentada na leitura e discussão dos clássicos da literatura universal. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da EPM-UNIFESP e coordenador da linha pesquisa “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”, com financiamento da FAPESP, Dante Gallian é também professeus visiteur na EHESS de Paris, França e Visiting Researcher no Center of Humanities and Health do King’s College London, Reino Unido. Aplicando a metodologia do Laboratório de Leitura, vem exercendo atividades no mundo corporativo através de sua atuação como professor de Ética & Literatura na ISE/IESE Business School e no desenvolvimento de projetos de ética e humanização em empresas como Hospital do Coração, Natura, Bradesco, Santander, BB Mapfre. É, ainda, responsável por cursos e palestras em empresas e espaços como Casa do Saber e Casa Arca: Humanidades, Artes & Ofícios. Laureado como o Prêmio Viva Leitura de 2014 (OEIA, Fundação Santillana e Ministério da Cultura) e homenageado na Brooklin Fest de 2016 pelo projeto do Laboratório de Leitura, Dante Gallian é autor de dezenas de livros, com destaque para “A Literatura como Remédio: os Clássicos e a Saúde da Alma”, publicado pela Editora Martin Claret, em 2017. É casado, desde 1991, com Beatriz Gallian com quem tem cinco filhos.

CARLA SOUZA

Especialista em Biblioterapia, ministra cursos e palestras e promove encontros com foco no potencial terapêutico da literatura. É a idealizadora da página @dosesdebiblioterapia no Facebook e Instagram e do Curso Online Desvendando a Biblioterapia.

Participantes