BLOG

Até sábado tem literatura, cinema e teatro em Exu

Até sábado tem literatura, cinema e teatro em Exu

Nesta quinta-feira, segundo dia da Tenda Literária Exu, terá contação de histórias com o Tapete Voador. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) traz para a cidade o grupo recifense que vai  contar a história do livro Uma festa na floresta, escrito por Lêda Sellaro. E às 18h a programação continua na Praça da Matriz com sessão de cinema que exibirá o filme Luiz e Humberto – A dupla que mudou a música brasileira, do diretor Ulisses Brandão.

O documentário mostra como era a relação de Luiz Gonzaga com o advogado e compositor cearense Humberto Teixeira, através de entrevistas com músicos e pesquisadores.

A tenda da Cepe em Exu integra o Festival Viva Gonzagão, dentro das comemorações de aniversário de 107 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Na agenda de amanhã, sexta-feira 13, a programação começa com a Tropa do Balacobaco, que às 16h apresentará O espelho da lua. O espetáculo conta a história de Naiá, índia apaixonada por Araúna, a Lua, que tem por desejo maior ser Estrela e viver ao lado do seu amado. A Tropa é um grupo teatral de Arcoverde, que difunde as tradições do teatro popular.

Às 18h começa mais uma sessão de cinema na praça, com o filme Músicas de Gonzaga, do diretor Ulisses Brandão.

A abertura da tenda literária da Cepe aconteceu ontem (quarta-feira, dia 11) com o Projeto Asa Branca, que apresenta uma orquestra sanfoneira de crianças e adolescentes. Oito dos 11 integrantes do grupo era formado por meninas tocando sucessos de Luiz Gonzaga.

O projeto é presidido há 19 anos pela professora Marina Santana, e sobrevive graças a doações e ao apoio da Prefeitura de Exu. São 126  crianças e adolescentes de 8 a 18 anos de idade, matriculados na escola de sanfona, que ajudam a divulgar os ritmos nordestinos e manter viva a tradição musical da região, dedicando-se a tocar o instrumento que notabilizou o talento de Gonzagão.

O evento acontecerá até este sábado e contará com títulos do catálogo da Cepe expostos na Praça da Matriz, em Exu. A tenda faz parte do Circuito Cultural de Pernambuco, realizado pela editora em parceria com a Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE), e tem o objetivo de levar ações literárias e culturais para todas as regiões do Estado através de 15 feiras. O calendário começou em 2019 e só termina em 2020.


 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/12 (quinta-feira)

16h – Tapete Voador

18h – Cineminha

Luiz e Humberto – a dupla que mudou a música brasileira | Ulisses Brandão

 

Dia 13/12 (sexta-feira)

16h – O Espelho da Lua, com o grupo teatral Tropa do Balacobaco

18h – Cineminha

Músicas de Gonzaga | Ulisses Brandão

 

Dia 14/12 (sábado)

14h – Oficina de iniciação ao teatro, com Dani Lima e Jéssica Mendes

18h – Cineminha

Lua (2013) | Paulo Caldas

4 Kordel (2014) | Lírio Ferreira

19h – Re-te-tei, com o grupo teatral Tropa do Balacobaco

Compartilhar:

Deixe um comentário